Imersa na realidade do turismo da Paraíba há 30 anos, Ruth Avelino atualmente é presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Seu nome é referência no setor, que vem crescendo novamente depois de duros dias vividos durante a pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (22), durante entrevista ao programa 360 graus, a jornalista falou sobre suas expectativas para o futuro turístico do Estado.

O turismo passou por um período difícil em 2020. A situação pandêmica afetou diretamente a área. O medo de se infectar pelo coronavírus afastou os turistas. De março até julho de 2020, os hotéis estavam completamente fechados devido à falta de público. A retomada das atividades ainda é lenta, mas o avanço da vacinação gera esperança de dias melhores.

“Nós estamos no mês de julho, que é um mês de média estação, porque é um mês de férias escolares, que tinha uma ocupação da rede hoteleira na casa dos 60%, 65%, até 70%. Hoje essa ocupação gira em torno de 50%. Mas já é um avanço, ano passado foi zero”, destacou.

Para dezembro, a expectativa para a alta estação está bastante elevada. O réveillon sempre traz muitos turistas para a cidade e a incerteza da realização ou não da festa de rua não preocupa Ruth.  “O turista vem porque já está acostumado a viajar nessa época do ano, porque é um estado bacana”, frisou.

Outro fator que contribui para a visita de mais pessoas neste período pandêmico é a situação do sistema de saúde estadual. Ruth Avelino revela que os operadores de turismo sempre a questionam sobre a ocupação da rede hospitalar que, graças ao bom trabalho feito pelo governador João Azevêdo e sua equipe de Saúde, comandada por Geraldo Medeiros, não chegou nem perto de colapsar.

“Isso deixa o viajante, e quem vende a viagem, no caso o agente, o operador, mais seguro para mandar essa pessoa para cá. Então, por isso é muito importante que se diga como foi responsável o tratamento do Governo do Estado, e das prefeituras da Paraíba, em relação a doença”, pontuou.

A presidente da PBTur fala com insatisfação do descaso do brasileiro com o turismo. Ela considera inadmissível um país de dimensões continentais receber somente 6 milhões de turistas por ano, por não destinar recursos suficientes para sua promoção internacional. Ela lembra que o turismo impacta diversas áreas e ainda impulsiona a economia.

“O turismo mexe com todas as outras indústrias do mundo. O turismo movimenta mais de 500 itens da economia no mundo. Quanto mais turista tem mais ele bebe água, mais ele quebra copo, mais ele gasta a sola do sapato, mais gasta combustível, aí o hotel… Então, você que mora no interior, que planta milho, que cria galinha, que cria bode, você é impactado pelo turismo. Todos são impactados”, ressaltou.

Ruth Avelino concluiu sua participação no 360 graus fazendo um apelo. “Viajem pela Paraíba. Já dá para viajar, vá para o cariri, brejo, curimataú, para o sertão com toda a segurança, use a máscara, o álcool em gel, mas não deixe de ir. Já está tudo aberto e a gente precisa de vocês nesse momento para recuperar os empregos. Então vá, viaje! Com coragem, com cuidado mas não deixe de ir”, finalizou.

Assista à entrevista completa de Ruth Avelino:


Fonte: Blog do Dércio