O programa 360 Graus recebeu, nesta quarta-feira (19), a Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte. Na oportunidade, ela fez um balanço das ações de segurança pública empregadas no Estado, que reduziram significativamente os índices de violência. Com 2196 servidores, a Polícia Civil possui unidades em todos os municípios paraibanos e, apesar do efetivo diminuto, cumpre com suas atribuições com excelência. Na conversa, a delegada destacou o serviço da Delegacia Online que, durante a pandemia da Covid-19 teve seu serviço ampliado

Apesar dos desafios enfrentados no último ano, como a pandemia e o efetivo insuficiente, o resultado do combate à criminalidade no último ano rendeu a apreensão de quase R$ 3 milhões, fruto das operações deflagradas pela entidade. Cassandra Duarte explica que, atualmente, desarticular um esquema criminoso vai além da apreensão do bandido, é preciso que haja uma investigação qualificada, focada na parte financeira, para a extinção do delito em questão. Foram mais de 440 operações, ou seja, é como se houvessem mais de uma ação por dia na Paraíba.

“Óbvio que nós temos desafios. Essa questão do efetivo é um desafio, tem um concurso, mas temos muito mais pontos positivos de prestação de contas para a sociedade paraibana, que é a nossa atribuição, de investigar os delitos e cumprir as demandas de requisições judicial e do Ministério Público, do que, propriamente, aspectos negativos. Foi um ano, apreendemos quase R$ 3 milhões em operações, algo de muito vulto”, frisou.

Hoje em dia, a Polícia Civil investe cada vez mais na tecnologia para dar celeridade nas investigações, contando com equipamentos modernos e softwares atualizados para o enfrentamento à criminalidade. E a modernidade trouxe uma importante ferramenta para perto da população, a Delegacia Online, que teve seus serviços aumentados no último ano, sendo possível efetuar queixas para todos os tipos de crime, com exceção daqueles em que é preciso algum tipo de perícia.

“Nós fomos umas das primeiras Polícias Civis, quando aconteceu a pandemia, a liberar a Delegacia Online para todos os tipos de crime, exceto os que precisavam de perícia. E se você não quiser se identificar e sabe de um crime, é importante passar sempre o disque 197, que é sigiloso”, ressaltou, agradecendo aos cidadãos do Estado pelo apoio na elucidação de casos através de uma ligação anônima.

Assista à entrevista completa com Cassandra Duarte, Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil da Paraíba:

Fonte: Blog do Dércio