Em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), a técnica de enfermagem responsável por aplicar doses de vacinas contra a covid-19 recomendadas para adultos, além de vencidas, em crianças de uma comunidade de Lucena, litoral da Paraíba, revelou que a campanha de imunização na cidade não tinha controle. Ela afirmou que recebeu ordem superior para vacinar “todos” porque o lote em questão “estava para vencer”.

A profissional da saúde declarou que a Prefeitura de Lucena não ofertou nenhum tipo de treinamento ou capacitação para aplicação dos imunizantes contra o coronavírus e que o contato com a gestão municipal era muito difícil. A mulher foi afastada de sua função após a descoberta do erro vacinal.

A técnica de enfermagem também se queixou de estar sozinha no momento da vacinação, sem “coordenadora, enfermeira, médica ou dentista”. Ela estava acompanhada apenas de um agente comunitário de saúde (ACS). Conforme a depoente, a imunização ocorreu no dia 7 de janeiro.

O MPF realiza a coleta de depoimentos das partes envolvidas para apurar o caso. Segundo o órgão, ainda é cedo para responsabilizar alguém sobre o erro vacinal pois “não é apenas no âmbito individual da pessoa que aplicou as vacinas, mas também do agente público, do município”.

“No momento o que mais preocupa o Ministério Público são as vacinações futuras, o acompanhamento das crianças e mostrar que esse fato isolado no município de Lucena não atrapalha em nada a vacinação pediátrica aplicada de maneira adequada”, completou o MPF.

Fonte: Blog do Dércio