Começa nesta quarta-feira (15), em Santa Rita, a aplicação da terceira dose de reforço contra a Covid-19 nas pessoas acima de 70 anos. A medida tem o objetivo de garantir proteção adicional à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do coronavírus, como a delta.

A aplicação da dose extra foi orientada pelo Ministério da Saúde para idosos com essa faixa etária, que receberam a segunda após seis meses ou dose única, e em pessoas imunossuprimidas de qualquer idade, após 28 dias da segunda dose, ou dose única.

Segundo o secretário de Saúde do município, Luciano Carneiro, para agilizar o processo de imunização com a dose de reforço, a Secretaria de Saúde irá realizar busca ativa. “Iremos às casas de longa permanência e também vacinar os acamados. As equipes irão até a residência daqueles que não puderem comparecer ao ponto de vacinação”, explicou.

Para receber a vacina, é necessária a apresentação de documento com foto, cartão SUS e cartão de vacinação. Para o grupo com comorbidade, é exigido também o laudo que comprove a condição.

A campanha continua sendo realizada em todos os pontos fixos da cidade – nas unidades do Barão do Abiay e Celeste Ribeiro (ambas em Várzea Nova), PAM (centro), Flavio Maroja (Bairro Popular), Heitel Santiago (bairro do Heitel), Marcos Moura II (Marcos Moura), Irmã Cacilda (Jardim Carolina) e no estacionamento do CER (Tibiri II).

Vacinômetro

Até 14 de setembro, Santa Rita já aplicou 103.373 doses, de acordo com o registro do Ministério da Saúde. Deste total, são 78.401 pessoas vacinadas com a primeira dose e 24.972 que completaram a imunização com a segunda dose.

Fonte: Blog do Dércio