A Prefeitura de João Pessoa, através do prefeito, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (21) o programa ‘Agora tem trabalho’, que englobará a execução de diversas obras na Capital paraibana. Além do hospital público veterinário, também divulgado na manhã de hoje, o pacote de obras incluiu ainda diversas intervenções nas áreas urbanas da cidade.

Um Complexo de Doenças Raras será situado no bairro dos Bancários e contará com Centro de Reabilitação e unidade hospitalar. Cícero prevê ainda a instalação de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de mais Unidades de Saúde da Família (USFs) para que a cidade volte a ter 100% de cobertura. Ainda falando das USFs, está previsto a informatização dos postos de saúde, com a implantação do prontuário eletrônico, destinação de tabletes para agentes de saúde e entrega domiciliar de medicamentos.

“João Pessoa precisa ter a capacidade de administrar questões emergenciais e também buscar melhorias na qualidade de vida. Estamos iniciando uma nova fase na cidade de João Pessoa. O programa tem uma visão não só de obras em si, mas do benefício que elas trazem para população”, anunciou o gestor municipal.

Também foram anunciadas obras de mobilidade urbana, que inclui a pavimentação de 500 ruas e mais 150 quilômetros de asfalto, além da retomada da construção do Terminal de Integração do Valentina. O prefeito ainda planeja pelo menos quatro viadutos em João Pessoa: um em frente ao Hospital de Trauma de João Pessoa, que fará a ligação entre o Bairro dos Estados e o Jardim Luna; outro em frente ao Unipê; outro nas proximidades do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria e um quarto está sendo estudado no bairro do Bessa, próximo ao Colégio Pio XI.

”João Pessoa tem ali em frente ao Hospital de Trauma um problema sério, que precisa ser resolvido com a construção de mais um viaduto”, disse João Azevêdo, que também esteve presente no evento de lançamento. Ele assegurou que o Governo do Estado assumirá uma das obras.

Cícero Lucena pretende ainda transformar a BR-230 em avenida. O governador concordou, citando que o lugar já possui características de via urbana. ”Eu não tenho dúvida nenhuma que essa rodovia já tem características urbanas, ela é uma via que corta a cidade, por isso que ela é uma grande avenida. Por isso que nós estamos trabalhando em um projeto para que, lá no Jacaré, a gente tenha uma ponte interligando com a PB-011 em direção a BR-101, para tirar todo fluxo de caminhão que faz carga de porto daquela região”, completou.

João Azevêdo revelou que se reuniu com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), a respeito da construção de uma passagem de nível do tipo viaduto nas proximidades da Empasa e também do Centro Administrativo Municipal, com o intuito de permitir que os motoristas que vem do Cristo possam ter acesso direto à BR-230. Segundo o governante estadual, O Dnit possui o projeto pronto e a gestão assumirá a obra, pois, se fosse executada pelo Grupamento de Engenharia, seria entregue somente em 2023.

”Não posso assumir compromisso além do meu mandato, que termina em 31 de dezembro de 2022”, pontuou Azevêdo, destacando que o Governo da Paraíba dispõe de recursos para a realização da obra. “Resolva o projeto que a gente resolve o recurso”, garantiu João Azevêdo a Cícero Lucena.

Fonte: Blog do Dércio