O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC), participou nesta quarta-feira (9) da primeira edição do programa 360 graus. O parlamentar voltou a comentar sobre a alteração do modelo de votação eleitoral para o ‘distritão’, onde os candidatos mais votados, independente de partidos ou coligações, seriam eleitos.

Na última semana, o deputado federal Wilson Santiago (PTB), apresentou PEC propondo a mini-reforma eleitoral. Leonardo Gadelha revelou que nesta quarta o plenário da Câmara dos Deputados foi transformado numa Assembleia Geral, para que a mudança do sistema de votação seja discutida. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, foi à Casa para pleitear duas pautas: o voto impresso e a modificação do sistema eleitoral.

“Existe uma possibilidade concreta de nós aprovarmos o ‘distritão’ e eu vejo essa possibilidade como uma ponte. Na minha concepção, o melhor modelo para o Brasil seria o voto distrital. O voto distrital é a divisão de cada estado em vários distritos e os representantes, os deputados estaduais, federais, passam a ser eleitos e a representar um pedaço de terra, uma porção da população menor”, declarou.

Para o parlamentar, esse formato aproxima a pessoa pública de seu eleitorado, entretanto, a separação desses distritos é complexa, não sabendo quem seria o órgão responsável pela missão. Ele considera o ‘distritão’ como uma etapa necessária para educar a população antes da adoção do voto distrital puro. Leonardo Gadelha acredita que a matéria não encontrará dificuldades para ser aprovada na Câmara Federal.

“Hoje nós temos grandes celebridades, principalmente artistas e esportistas, puxando candidatos que não tem legitimidade, porque não receberam votações representativas. Acho que o ‘distritão’ faz essa correção e lança as bases para que daqui há algumas eleições a gente possa ter o distrital puro”, ponderou, ressaltando que o formato distrital dificilmente entrará em pauta na Câmara Federal neste momento.

Gadelha lembra que, por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), é necessário tramitar tanto pela Câmara quanto pelo Senado, o que pode dificultar a aprovação de uma mudança de tamanha magnitude no âmbito eleitoral nacional.

“Em função dessas duas variáveis estarem conjugadas, do instinto de sobrevivência dos parlamentares e a percepção de que esse é o modelo que vai mais ao encontro e anseios da sociedade brasileira nesse instante, eu vejo como reais as possibilidades da gente aprovar o ‘distritão'”, concluiu.

Perguntado sobre os rumos da família Gadelha em 2022, o deputado afirmou que o PSC realizará diversas reuniões com os correligionários para discutir o processo de desenvolvimento da Paraíba. A partir daí, serão encaminhados aos possíveis candidatos a governador do Estado cadernos de encargos e propostas. Aquele político que assimilar e mostrar mais afinidades com as proposituras do documento receberá, provavelmente, o apoio do partido.

Assista a entrevista completa:

 Fonte: Blog do Dércio