O governador João Azevêdo divulgou, durante live realizada na manhã desta quinta-feira (10), que a Paraíba implementará o RG digital, unificando diversos documentos e com versão digital. Também foi anunciada uma aeronave que será utilizada como UTI móvel para transferência de pacientes no Estado.

Segundo informado, o RG será totalmente biométrico e unirá 11 documentos em apenas um, a exemplo de CNH, carteira de trabalho, CPF, nis, pasep, pis e tipo sanguíneo. O documento também terá uma versão digital, como já visto com a Carteira Nacional de Habilitação e com o Título de Eleitor. “Todos sabemos a facilidade que será ter no celular todos os documentos. Isso é uma tendência, é irreversível”, comentou o governador.

O RG digital também auxiliará na modernização do sistema para a obtenção de novo documento, em caso de perda ou roubo. ”As pessoas ficam numa fila esperando para conseguir ter acesso a um documento. É inadmissível numa época como essa, de pandemia”, declarou o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes.

A aeronave que funcionará como UTI móvel, outra novidade anunciada pelo gestor estadual, será operada pelo Corpo de Bombeiros, fazendo a transferência de pacientes em todo o país, conforme regulação feita pela Secretaria de Saúde. “O atendimento aeromédico fará com que o cidadão, que estará por exemplo, em Cajazeiras, e precisa ser transferido para João Pessoa tenha acesso a uma UTI móvel, de forma gratuita”, disse Azevêdo.

A UTI aérea beneficiará, principalmente, os paraibanos residentes no interior do Estado, que passam a contar com um transporte rápido, seguro e gratuito quando uma transferência para um hospital maior na Capital for necessária.

Fonte: Blog do Dércio