O antecipação do feriado de Corpus Christi em toda a Paraíba, no último mês de março, mudou o funcionamento do comércio, serviços e órgãos públicos no Estado. Alguns terão horários diferenciados e os bancos estarão de portas fechadas nesta quinta-feira (03).

Confira abaixo o que abre e o que fecha na capital paraibana no dia de Corpus Christi:

Repartições públicas: As repartições públicas estaduais e municipais terão expediente normal nesta quinta, em virtude da antecipação do feriado.

Poder Judiciário: Haverá expediente em todas as unidades do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do Estado da Paraíba também funcionam normalmente.

No Ministério Público Federal, os sistemas e serviços institucionais, incluindo o site e a intranet, ficam indisponíveis para o público interno e externo, a partir da zero hora de 3 de junho, feriado de Corpus Christi, até as 23h59 do domingo, 6 de junho, em razão de manutenção.

Bancos: Conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências bancárias não estarão abertas no feriado de Corpus Christi. O expediente volta na sexta-feira (04).

Comércio: O comércio em João Pessoa abre em horário normal nesta quinta, das 9h às 17h, segundo a Associação Comercial (ACCG) e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas).

Shoppings: O Shopping Tambiá funciona normalmente, das 9h às 19h30. Já o Mangabeira e o Manaíra Shopping abrirão das 10h às 22h. O home center Ferreira Costa informou que estará aberto das 9h às 19h.

Transporte público: Nesta quinta-feira (03), os trens vão funcionar normalmente, das 5h às 19h25. A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa informou que a frota de ônibus também está mantida.

Saúde: Os serviços de assistência, urgência e vigilância em saúde funcionarão normalmente nesta quinta-feira (03). As unidades de saúde da família (USF) estarão abertas das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já as Policlínicas Municipais funcionarão das 7h às 17h.

Os serviços da rede de urgência e emergência seguirão atendendo 24 horas com suas equipes de plantão completas. São eles: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos bairros Oceania, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários.

Também funcionarão os cinco hospitais da Rede Municipal de Saúde: Ortotrauma, em Mangabeira; Hospital do Valentina; Instituto Cândida Vargas; Hospital Santa Isabel e Prontovida, sendo os dois últimos com atendimento por meio de regulação. Da mesma forma estarão funcionando o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), os Centros de Atenção Psicossocial e os Centros de Especialidades Odontológicas.

Já na sede da Secretaria Municipal de Saúde não haverá expediente para os servidores, em razão do trabalho ocorrido no dia 31 de março, dia em que foi antecipado o feriado de Corpus Christi, por meio de decreto municipal, em razão das medidas restritivas de contenção à pandemia da Covid-19.

UFPB: A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que haverá ponto facultativo na instituição, em cumprimento ao calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Economia.

Fonte: Blog do Dércio